Catadoras de Mangaba participam da ‘Feirinha da Gente’

16/06/2018, 11:15

Pensou em São João e falou em tradição, todo mundo lembra logo das delícias da mangaba. Por isso, as Catadoras de Mangaba não podia deixar de marcar presença na ‘Feirinha da Gente’, realizada na última sexta-feira, 15, e organizada pelo Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda que, se encheu de cores, enfeites, bandeirolas e atividades especiais para valorizar e manter viva a cultura nordestina.

A Feirinha da Gente, que já é tradição nos eventos do museu, deu destaque para a culinária e os produtos relacionados ao ciclo junino, e tinha de tudo da mangaba: bolo, licor, biscoito, geleia, compota, bala, trufa e muito mais. Tudo isso ao som de muito forró, homenageando a eterna forrozeira Clemilda.

A professora do Instituto Federal de Sergipe, Shirley Teles Rocha, foi conferir a festa e não perdeu tempo, foi logo enchendo a sacola com as delícias da mangaba. “Eu sou super suspeita para falar dos produtos das Catadoras de Mangaba. O biscoitinho é o meu favorito. Mas, hoje também provei o bolo e o tradicional licor de mangaba e tenho que confessar que adorei tudo. Vocês estão de parabéns”, disse.  

Legenda

Ela também aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do projeto desenvolvido com as extrativistas. “O projeto Catadoras de Mangaba é muito potente na construção da identidade dessas mulheres catadoras e da cidadania em poder ta produzindo algo que é culturalmente rico na sua própria região e apresentado para toda a sociedade. Então isso é cultural que transpõe barreiras e muros”, afirmou a professora Shirley.

Para Silvana, Catadora de Mangaba, a noite foi mais uma oportunidade de ampliar as vendas, divulgar os produtos e difundir a cultura das mangabeiras. “Todo São João a direção do Museu convida a gente pra participar e é sempre uma alegria. Aqui nós somos bem recebidas e nosso produto tem uma ótima venda. Só temos a agradecer por mais essa oportunidade”, disse.

ENVIAR
IMPRIMIR

Anteriores: