Catadores de recicláveis terão carroça motorizadas com gerador de energia solar

Objetivo do projeto da ONG Pimp My Carroça é levar melhores condições de trabalho e mobilidade aos catadores de materiais recicláveis no Estado de São Paulo

Os catadores de materiais recicláveis no Estado em São Paulo terão carroças motorizadas equipadas com um gerador de energia solar para carregar aparelhos celulares e até uma caixa de som. O projeto “Carroças do Futuro” é da ONG Pimp My Carroça, que busca desenvolver modelos de carroças e triciclos motorizados para esses trabalhadores, deixando de lado as velhas carroças ou carrinhos puxados pela força humana.

Uma pesquisa da ONG identificou que esses trabalhadores chegam a carregar até quilos de materiais, em jornadas de até horas, todos os dias. Ainda segundo a Organização, os novos veículos motorizados reduziriam o trabalho braçal. O motor elétrico usado nas carroças e triciclos pode ser recarregado em tomadas comuns e tem entre seis e oito horas de duração. A estimativa é que cada catador gaste entre R$ e R$ por mês para carregar o motor.

A velocidade das carroças pode chegar a kmh e os triciclos, a kmh, trazendo mais facilidade ao catador. Segundo a ONG, o veículo maior é indicado para as grandes cidades, devido aos terrenos irregulares dos grandes centros, enquanto os triciclos se adaptam melhor a municípios com menos alterações de relevo, mais planos.

Além do gerador de energia solar para carregar aparelhos celulares, os veículos também serão equipados com uma caixa de som. Tanto as carroças elétricas quanto os triciclos possuem itens de segurança como pisca alerta, faróis, retrovisores e buzina.